- 1952 – É criado o Projeto Apicultura onde hoje é o Campus Trindade da Universidade federal de Santa Catarina (UFSC).
- 1967 – O projeto é transferido para o bairro Saco Grande, em uma área de 20 hectares pertencente à União. Após foi cedido para o governo do Estado, onde ficou conhecido como Cidade das Abelhas.
- 1971 – O projeto é transformado em Instituto de Apicultura de Santa Catarina (Iasc). Presidido pelo Prof. Helmuth Wiese, coordenador e administrados do Projeto de Apicultura do Estado de Santa Catarina.
- 1973– Na cidade das abelhas ocorriam cursos de apicultura, pesquisa sobre a biologia das abelhas, desenvolvimento tecnológico, assistência técnica e produção de laminas de cera alveolada com agricultores.
- 1991 – O governo do Estado cria a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), incorporando o Iasc.
- 1992 – A área passou a ser denominada de CEPEA (Centro de Pesquisa e Extensão Apícola do Estado de Santa Catarina)
- 1990 – O Parque Ecológico Cidade das Abelhas vive o seu auge como centro de pesquisa em apicultura e é referência internacional.
- 2005 – A EPAGRI deixa de investir no parque dando o início a um declínio e abandono do centro.
- Dezembro de 2011 – após o fim do contrato de cessão de uso do terreno pertencente à União ao Governo do Estado, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) assume a gestão do local.
- 2015 – Uma comissão foi criada com o intuito de viabilizar a abertura do Parque e tomada de decisões referentes ao local
- 2016 – Professor Afonso Inácio Orth inicia a coordenação do Parque e é dado inicio ao processo de retirada dos Eucaliptos em áreas do Parque que apresentavam riscos a segurança dos usuários.
- 2017 – É dado inicio a retirada dos Eucaliptos do Parque e a sua transformação visual
- Professor Marcelo Maraschin assume a coordenação do Parque e é Aprovado projeto junto a FAPEU para melhorias no Parque
- 2021 – O Professor Alex Sandro Poltronieri assume a coordenação do Parque Cidade das Abelhas